Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

APARAS DE ESCRITA: PINGOS DE LAMA NA PELE II

na Internet no iG em Notícias
Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

terça-feira, janeiro 29, 2002

PINGOS DE LAMA NA PELE II

Entrei na loja, pequena e vazia àquela hora, para pôr o rolo a revelar. A única empregada, jovem acabada de sair da adolescência, terminava uma chamada telefónica. Não tenho por hábito escutar conversas mas ouço-as quando sou obrigado a isso. Era o caso. O silêncio do local limitado a pouco mais do que um balcão, eu como único cliente, a rapariga a metro e meio à minha frente... Ademais, aquele rosto atraiu-me: uma cara triste onde os olhos eram lagos a espelhar uma imensa dor que se espraiava por dentro e não saía, a voz baixa e pesarosa, a dizer de um conformismo que também não tinha saída...
Ouvi: "Está bem... Tens razão... Acho que sim... Até qualquer dia...
E, na minha frente, perante a minha devassa, não querida nem por mim nem por ela mas a ambos imposta, assisti a um adeus que naquele "até qualquer dia" tinha a marca do para sempre.
Desligou e foi esconder-se ao pé da máquina de revelação para chorar à vontade. Nem se lembrou do quadrado de aço que, da parede da máquina, me reflectia aquela imagem desolada, desoladoramente só desde há poucos segundos.
Desviei-me de modo a não a ver.
Apareceu-me mais composta, cabeça erguida, apesar dos olhos irremediavelmente vermelhos e húmidos, donde parecia quererem desaguar enchentes mal contidas para um campo sem luz e despedaçado por temporais inesperados. Mal a encarei; à socapa, espiei-a à procura de um sinal, mesmo que fugidio, onde pudesse encontrar algum conforto para mim mesmo. Maldisse o rolo que me levara lá, larguei-o no balcão, arrecadei não sei onde o talão de levantamento e fugi... Passou-se isto à tarde. São duas da manhã... Não me sai dos olhos aquela tristeza desprezada, aquele sofrimento sem remédio imediato, aquela imagem de medo da noite sem farol... Parar o tempo, voltar lá, abraçá-la, penetrar-lhe a alma pelos olhos com um sorriso sem mácula, dizer-lhe o óbvio - "homens há muitos" - contar-lhe uma história qualquer, uma anedota sem graça que a pusesse, por isso mesmo, a rir. Levantá-la do chão, levá-la a uma nuvem para que visse a Terra sem fazer parte dela, como se o planeta fosse uma bola entre tantas no silêncio sereno, um pormenor na beleza pulsante de vida do Universo. Mas são duas horas da manhã... O meu tempo passou. Não mais a verei. Era o seu último dia de trabalho naquela loja. Não sei para onde vai. Não sei como está. Não vai ser o que era. Dói-me. Eu, que sempre disse não querer arrepender-me do que não fiz, quando chegasse a hora da viagem para a outra dimensão, eu, deixei que o tempo passasse... e nada fiz... fugi...

[ View Guestbook ] [ Sign Guestbook ]
Get a FREE guestbook here!
Votez pour ce site au Weborama eXTReMe Tracker Estou no Blog.com.pt Bravenet.com Eu estou no Blog List

trueFresco.Org - destination Fresco Painting Society

trueFresco.Org- ArtWorld Link Partner Directory



O Ponto de Encontro dos Blogueiros do Brasil --> Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.